• (85) 3281-1085
  • secfin.iesh@gmail.com

FESh - Formaçao Eneagrama Shalom

 

A Comunidade Shalom oferece uma formação específica e intensiva para quem deseja capacitar-se para trabalhar com o Eneagrama.

Comunidade Shalom e Eneagrama: um casamento de mais de 25 anos. A Comunidade Shalom deu ao Eneagrama a vivência de uma espiritualidade integrada na vida e a partir do ser humano e acrescentou a experiência pedagógica da Educação Libertadora de Paulo Freire e a centralidade da pessoa na visão de Carl Rogers. Daí surgiram frutos fecundos e maduros, que têm alimentado transformações profundas na vida de muitas pessoas.

No Brasil e em Portugal, mais de vinte e cinco mil pessoas já passaram pelos nossos Cursos de Eneagrama e falam de sua vida a partir do antes e do depois. Quatro livros de Domingos Cunha editados pela Paulus e com cerca de 30.000 exemplares vendidos, e uma nova coleção de quatro livros pela Editora Karuá.

Uma tradição vivenciando e ensinando Eneagrama, na perspectiva da transformação pessoal pelo autoconhecimento, no horizonte da espiritualidade. Uma abordagem própria e uma pedagogia que parte das pessoas e permite a descoberta e a tomada de consciência de forma simples, profunda e progressiva.

 

Desde 2013 a Formação Eneagrama Shalom surge como resposta a muitas pessoas que ao longo destes anos pedem uma formação específica para trabalhar com esta tradição e pretende ser uma partilha da nossa experiência.

A partir de 2021, a Formação Eneagrama Shalom (FESh) assume um novo formato, parte online e parte presencial, em resposta às novas necessidades do contexto mundial atual. Com ampliação de conteúdo e novas metodologias, o novo FESh é condensado em cinco módulos, sendo quatro online e um presencial, totalizando 150 horas/aula de Formação.

 

Objetivo Geral:

Capacitar pessoas em termos de conteúdo e habilidades pedagógicas para utilizarem o Eneagrama de modo ético nas suas áreas específicas de atuação.

 

Objetivos Específicos:

1. Compreender a estrutura fundamental dos nove Tipos de Personalidade.

2. Compreender a caracterização dos Instintos e dos 27 Subtipos.

3. Dominar os caminhos de crescimento do Eneagrama (Asas e Flechas).

4. Habilitar para o ensino da tradição do Eneagrama individualmente ou em grupo.

5. Capacitar para a elaboração do próprio material para o ensino e a aplicação do Eneagrama em sua área específica de atuação.

 

Conteúdo Programático:

Módulo I online (14,5 h/a) – Abertura da Formação / O que é Eneagrama / Ética / Atitudes do Terapeuta / Linha do Tempo / Símbolos.

Módulo II online (14,5 h/a) – Caracterização do essencial dos nove tipos de Personalidade

Módulo III online (14,5 h/a) – Caracterização dos Subtipos / Instintos na Essência / Distorção dos Instintos / Caminhos de reequilíbrio.

Módulo IV online (14,5 h/a) – Ideias Sagradas / Virtudes / Técnica da Partilha Vivencial.


Módulo V presencial (76 h/a) – Caminhos de Crescimento e Vivências: Asas / Flechas / Essência / Aprofundamento Subtipos / Instintos/ Treinamento de habilidades pedagógicas em trabalhos no símbolo e em Partilha Vivencial.


Carga Horária:

Carga horária total de 150 h/a, compreendendo: 58h/a em Módulos online + 76h/a em Módulo presencial + 16h/a de prática e trabalho individual.

Os módulos online acontecem em quatro turnos e o módulo presencial é ministrado em um período de oito dias intensivos em imersão, iniciando sexta-feira às 18h e terminando com o almoço do sábado da semana seguinte.

 

Candidatura:

§ Currículo.

§ Questionário (anexo)

§ A candidatura será submetida à avaliação e aprovação da Equipe da Escola de Formação Eneagrama Shalom.

§ As vagas são limitadas.

 

Critérios

§ Participação nas três Etapas de Eneagrama (segundo a metodologia do Instituto Eneagrama Shalom) nos últimos três anos, concluídas até o início da Formação.

§ Participação no Retiro Vivência de Eneagrama (no Sítio Tabuba Shalom – CE) ou do Trem Bão dEneagrama (no Santuário do Caraça – MG), até o início da Formação.

§ Participação integral nos cinco Módulos.

§ Cumprimento das tarefas propostas (que serão avaliadas).

§ Avaliação Final depois da conclusão dos Módulos:

1. Trabalho Final

2. Autoavaliação

3. Avaliação da Equipe

 

Observações:

§ A realização de cada módulo está condicionada ao fechamento da turma.

§ O curso não tem validação acadêmica.

 

Datas em 2021:

Módulos Online – 4 turnos cada Módulo

Módulo I online – 06, 07 e 08 de maio (quinta e sexta à noite das 18h às 21h30 – sábado o dia todo das 09h às 18h30, com intervalo de 2,5 horas para almoço)

Módulo II online – 14, 15 e 16 de maio (sexta à noite das 18h às 21h30 – sábado o dia todo das 09h às 18h30, com intervalo de 2,5 horas para almoço – domingo manhã das 9h às 12h30)

Módulo III online – 21, 22 e 23 de maio (sexta à noite das 18h às 21h30 – sábado o dia todo das 09h às 18h30, com intervalo de 2,5 horas para almoço – domingo manhã das 9h às 12h30)

Módulo IV online – 18, 19 e 20 de junho (sexta à noite das 18h às 21h30 – sábado o dia todo das 09h às 18h30, com intervalo de 2,5 horas para almoço – domingo manhã das 9h às 12h30)

 

Módulo V presencial – (datas em Brasil e Portugal – Você só precisa escolher uma dessas turmas)

  • Portugal – 21 a 28 de agosto de 2021

  • Turma 1 Brasil – 15 a 23 de outubro de 2021 (Tabuba – CE)

  • Turma 2 Brasil – 11 a 19 de fevereiro de 2022 (Sabará – MG)

 

Local Módulo V Presencial Brasil out/2021: Sítio Tabuba Shalom – Ceará. O Sítio Tabuba-Shalom estará disponível para o nosso Grupo apenas neste período, a partir sexta-feira às 18:30 (jantar incluso) até sábado seguinte, às 8:30 (café da manhã incluso), não sendo possível a hospedagem no período anterior e/ou posterior a esta data.


Informações e Inscrições no Brasil: fesh.csh@gmail.com 

Suzane Costa (85) 98734.6305 – VIVO / 99610.4897 – CLARO 

  

Informações e Inscrições em Portugal: fesh.csh.pt@gmail.com 

 

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais: https://www.youtube.com/watch?v=S3oQ9CqRm7s&t=121s