• (85) 3281-1085
  • secfin.iesh@gmail.com

Nossos Serviços

Conheça alguns dos nossos Serviços

 1. Cursos de Iniciação ao Enegrama: compreende três Etapas segundo a metodologia do Instituto Eneagrama Shalom, no horizonte da ligação entre Eneagrama e Espiritualidade, que é a nossa vertente específica dentro da abordagem do Eneagrama.

1.1.     Primeira Etapa: Propõe o estudo dos Nove Tipos de Personalidade e proporciona elementos para que cada pessoa identifique o seu Tipo.  A partir dessa descoberta ela tem uma chave de leitura para compreender seus dinamismos internos, suas tendências e reações, suas potencialidades e o porquê de seus comportamentos, habilidades e dificuldades, na dimensão pessoal e no relacionamento interpessoal.

1.2.     Segunda Etapa: Propõe a descoberta de caminhos de crescimento específicos para cada Tipo de Personalidade, a partir dos Instintos e Subtipos, Asas e Flechas. A pessoa vivencia experiências para elaborar seu próprio itinerário de crescimento. Esse caminho proporciona a aceitação de si mesmo e a libertação dos condicionamentos inconscientes, saindo da estagnação da Personalidade e percorrendo itinerários rumo à Essência.

Pré-requisito – Ter conhecimento dos Tipos de Personalidade à luz do Eneagrama (Equivalente à 1ª Etapa do IESh)

1.3.     Terceira Etapa: Propõe uma ponte entre o autoconhecimento e a espiritualidade através de vivências que ajudam a saborear a Essência, reconciliando-a com a Personalidade, a partir da Consciência. Acontece no horizonte da espiritualidade como sentido da vida, a partir de uma visão integral e integradora do Ser Humano.

Pré-requisito – Ter conhecimento dos Tipos de Personalidade, Subtipos, Asas e Flechas, à luz do Eneagrama (Equivalente à 1ª e 2ª Etapas do IESh)

2. Vivências: Numa proposta de continuidade da Iniciação ao Eneagrama, propomos algumas Vivências de Crescimento:

2.1       Mapa do Tesouro: uma viagem de aventura mergulhando nas trilhas interiores, em busca da Essência sagrada que nos habita. Uma Vivência para tomar consciência dos mecanismos da Personalidade que ainda nos dominam. Trabalho vivencial de Instintos e Subtipos. E o resgate da nossa Essência, saboreando o melhor de nós mesmos. Quatro dias intensos de vivências grupais.

2.2       Vivência Retiro: um mergulho profundo, silencioso e amoroso, nos labirintos da nossa Personalidade e nas cachoeiras remanescentes da nossa Essência, passando pelo resgate da Criança Ferida que nos acompanha na jornada sagrada e nos conduz ao paraíso onde habita nossa Criança Feliz. Uma semana inteira, num clima de silêncio em ritmo de meditação, com momentos individuais e vivências grupais.

2.3       Eneagrama – Renascimento – Meditação: Três caminhos profundamente terapêuticos, Eneagrama, Renascimento e meditação, se juntam nesta Vivência. Do Eneagrama pegamos os mapas com indicações precisas acerca das experiências traumáticas que estão no alicerce da nossa Personalidade e da distorção dos nossos Instintos. E usamos as técnicas de renascimento para acessar e desbloquear essas experiências que tanto condicionam o nosso comportamento. A Meditação flexibiliza a Personalidade e é a janela que nos abre ao contato com a Essência. Três dias de mergulho profundamente vivencial, trabalhando Personalidade, Instinto Dominante e Instinto menos desenvolvido, em busca de vida mais livre e mais plena.

3. Módulos Avançados:

3.1 Eneagrama nos Relacionamentos Afetivos. O jeito de cada Centro de Inteligência se relacionar. Como cada Tipo comunica o Amor. Como cada Tipo espera o Amor. A influência dos Subtipos Instintivos no relacionamento. Vivência de Asas e Flechas no relacionamento.

3.2 Eneagrama no desenvolvimento de lideranças saudáveis: Habilidades e desafios de cada Tipo de Personalidade no exercício da liderança. Influência dos Subtipos Instintivos no exercício da Liderança. Feed black, motivação... à luz do Eneagrama.

3.3 Eneagrama e Espiritualidade: Personalidade e Essência. Idéias sagradas e Virtudes. O caminho de volta à Essência.

3.4 Eneagrama: Orientação Vocacional e Reorientação de Carreira: Escolhas da Personalidade. Escolhas da Essência. O ideal e o real... O Caminho do Meio.

3.5 Eneagrama e Respiração: Parceria com Kélvio (Respirar Consultoria)... O sopro vital como ligação com a vida. Identificar Padrão Respiratório. Relação entre padrão Respiratório e estrutura de Personalidade. Exercícios específicos para cada Tipo de Personalidade.

3.6 Eneagrama na Abordagem terapêutica: Informações que cada Centro de Inteligência traz para o Terapeuta. Informações que o Tipo traz para o terapeuta. Informações que o subtipo Instintivo traz para o terapeuta. A questão central de cada tipo. O pulo do gato para cada tipo.

3.7 Eneagrama e Meditação: Centros de inteligência e Meditação. A experiência da Meditação em cada Tipo. Os benefícios da Meditação para cada Tipo. Tipos de Meditação para cada Personalidade.

3.8 Projeto de Vida à luz do Eneagrama: A Personalidade no Projeto de vida. A Essência no Projeto de Vida. O Talento Único e o Jeito único da expressá-lo... A serviço da Personalidade ou da Essência? Projeto de Vida a partir do Ponto de Equilíbrio.

3.9 Eneagrama no desenvolvimento de Equipes sustentáveis: Diagnóstico da equipe: inteligência predominante, instinto predominante, perfil-tipo da equipe... Equilíbrio de inteligências e energias, papel de cada tipo e subtipo na equipe... Caminhos de desenvolvimento da equipe... Competências...

4. Formação Eneagrama Shalom

Partilhando saberes. Capacitando pessoas. Semeando o uso ético do Eneagrama - Pressupomos o conhecimento e a vivência pessoal do caminho de transformação que o Eneagrama nos proporciona e propomos o estudo desta tradição, numa perspectiva acadêmica, desenvolvendo habilidades pedagógicas, para que cada pessoa se sinta capaz de assessorar processos à luz do Eneagrama, nas suas áreas de atuação, seja no espaço terapêutico ou no ambiente empresarial, com turmas abertas ou grupos específicos.

O Instituto Eneagrama Shalom credencia pessoas para trabalharem com esta sabedoria, a partir do seu jeito de vivenciar e ensinar o Eneagrama, com a experiência adquirida ao longo de cerca de vinte anos, com mais de vinte mil pessoas que passaram pelos seus cursos e vivências, em diversos lugares do Brasil e em Portugal, abordando esta tradição no horizonte da transformação pessoal e como itinerário espiritual.

Dois módulos intensivos. Cada módulo uma semana. Em cada semestre tem um módulo. Os módulos não precisam ser sequenciais.  

4.1 Módulo I: Caracterização do essencial dos nove tipos de Personalidade / Estudo dos caminhos de crescimento: Asas e Flechas / Treinamento de habilidades pedagógicas.

4.2 Módulo II: Coordenação da Técnica da Partilha Vivencial / Instintos e caracterização dos Subtipos / Caminhos de Crescimento: Flechas / Essência / Treinamento de habilidades pedagógicas

Uma escola de Eneagrama, com enfoque acadêmico profundo, num ambiente fraterno de acolhimento e respeito pela pessoa, onde alunos e professores se tornam família. Uma oportunidade para você se capacitar no domínio e aplicação, de forma ética e libertadora, desta sabedoria tão antiga e sempre cada vez mais nova.

5Formação Renascimento e Eneagrama Shalom:

A Comunidade Shalom oferece uma formação específica e intensiva para quem deseja capacitar-se para trabalhar com o Renascimento e Eneagrama.

Eneagrama é um poderoso mapa da Personalidade e da Essência.

Renascimento é uma terapia profunda de liberação de experiências traumáticas.

A Formação compreende estudo teórico e trabalho vivencial, bem como treinamento de habilidades terapêuticas, para facilitar processos de renascimento.

Integramos o renascimento dentro do trabalho com Eneagrama, criando uma abordagem própria que junta elementos da respiração holotrópica segundo a tradição de Leonardo Orr, José Angelo Gaiarsa e Stanislav Grof, bem como nuances da terapia da criança interior, exercícios respiratórios e elementos da bioenergética, tendo como mapa principal a tradição do Eneagrama.

§  Esta formação é essencialmente vivencial, por isso pressupõe a participação na vivência Eneagrama e Renascimento que estará acoplada a cada um dos módulos (no final de semana anterior). Portanto, é imprescindível a participação na vivência mesmo que já tenha participado anteriormente.

§  A cada ano é oferecido um Módulo, sendo a participação no Módulo II condicionada à conclusão do Módulo I pelo aluno.

§  A realização de cada módulo está condicionada ao fechamento da turma.

§  O curso não tem validação acadêmica.